quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As TIC no processo de ensino – aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?

Em pleno séc. XXI as Tecnologias de Informação e Comunicação têm uma presença bastante importante, senão indispensável, no processo ensino-aprendizagem nas escolas portuguesas. As vantagens da utilização deste recurso são imensas, contudo, também existem algumas desvantagens que devem ser contornadas.
Segundo Fernada Botelho, a evolução permanente da sociedade leva a que a educação se desenvolva e se altere constantemente pois, como a autora refere, esta é uma “actividade sócio-comunitária”.
Há que ter em conta que a utilização das TIC por parte das crianças já é bastante comum na nossa sociedade, portanto, deve-se implementar o ensino das TIC em sala de aula para que, assim, as crianças aprofundem os seus conhecimentos e, para além de saberem utilizar as TIC para fins lúdicos e de entretenimento, as utilizem para fins educativos.
Desde tenra idade que as crianças têm contacto com as TIC. Através da utilização das TIC no ensino Pré-escolar, é-nos possível transmitir alguns conceitos necessários para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Os quadros interactivos, os retroprojectores,  os computadores e os seus programas (Internet, PowerPoint, Paint e MovieMaker) são um óptimo meio de interacção entre educador-criança, pois tornam as actividades mais dinâmicas, estimulando assim o interesse da criança.
Nos dias de hoje, os alunos dispõem dos mais variados instrumentos tecnológicos, tornando-os assim privilegiados em relação às gerações de antigamente. Tendo em conta toda a panóplia existente no que toca à utilização das TIC em contexto de sala de aula, o computador, o Office, a Internet e a plataforma Moodle são apenas algumas das ferramentas de trabalho que os jovens têm ao seu dispor. A utilização de alguns destes recursos pode fazer toda a diferença na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
A possibilidade da existência de uma má utilização das TIC por parte dos alunos, em contexto de sala de aula, interfere, por vezes, com a vontade e entusiasmo dos docentes no que toca à aplicação destas nas actividades diárias.
O fácil acesso à Internet e a tudo o que ela nos oferece pode ser confundido com o saber interpretar e reflectir a informação. Os alunos tendem a usar o método “copy-paste”, com o intuito de tornar mais fácil a realização do trabalho, não adquirindo assim qualquer conhecimento. Podemos afirmar que a utilização das novas tecnologias para aprendizagem dos alunos nem sempre significa um melhor aproveitamento. Para evitar este tipo de situações é necessário que os professores transmitam a verdadeira função das TIC, de modo a que estas contribuam para o bom desenvolvimento de capacidades das crianças e não para a facilitação das tarefas. Segundo João Paz,  as novas tecnologias não são a pedra filosofal para o sucesso educativo, isto é, apesar de imprescindíveis, não são o suficiente para que os alunos tenham um bom rendimento escolar, devem ser uma das peças do puzzle a construir ao longo do percurso escolar. 
            Apesar da existência de algumas desvantagens os docentes não devem cruzar os braços em relação a estas, pois as vantagens que as TIC trazem, e poderão trazer ao ensino, são necessárias e só contribuirão para o sucesso dos nossos alunos.


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