quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quadro com actividades sobre "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago


Aspectos a explorar
Actividades orais
Actividades escritas

Acção
- título do filme
- acontecimentos
- final / continuação da história
- dramatização da história;
- conversa sobre a moral da história.



- visionamento do filme mas com o final cortado e sugerir aos alunos que escrevam um final.

Personagens
- principais e secundárias
- retratos
- distribuir as personagens pelos alunos e conversar sobre as características de cada uma.

- caracterizar física e psicologicamente a personagem principal do filme.
Narrador
- identificação
- função
- relação com a história/ as personagens
- debater com os alunos sobre o facto da  personagem-narrador ser parecida fisicamente com o autor (pessoa real);


- pesquisa sobre José Saramago.
Tempo  e espaço
- descrição dos espaços
- marcas de tempo
- conversa sobre o tempo cronológico presente na acção;


- caracterização do espaço em que se desenrola a  acção.
Linguagem
- verbal e não verbal (gestos, expressões corporais)
- distribuir personagens pelos alunos  e lerem, representando, a história com os diálogos incluídos  (elaborado na actividade escrita na coluna à direita).
- com base no visionamento do filme, elaborar uma nova história onde se inclua mais personagens  e diálogos.

Imagem e som
-  aspectos gráficos
- música
- movimento
- Apresentação e leitura das histórias escritas anteriormente (actividade escrita – imagem e som) em grupos.

- colocar o instrumental do vídeo a tocar em aula e formar grupos na turma, para depois de ouvirem com atenção a música construírem uma história de acordo com o que poderam ouvir.
Aspectos a explorar noutras áreas (Estudo do Meio, Expressões)
- Expressão plástica: realização de uma flor com materiais recicláveis.
- Outros: cada grupo deveria plantar uma flor em aula e acompanhar o seu desenvolvimento ao longo do ano lectivo.
Text Box:
-  Tema apresentado em aula





http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//4d/d9/b9/2699686_dWZwj.jpeg

Sem comentários:

Enviar um comentário