O tema escolhido para a nossa actividade é a "Alimentação Saudável", esta é dirigida a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, mais especificamente de 1º/2º ano.
Consideramos pertinente este tema pois, para além de fazer parte do programa dos primeiros anos de escolaridade, observa-se na nossa sociedade uma alta prevalência de doenças de evolução prolongada, consequência dos maus hábitos mantidos ao longo dos anos, entre os quais os hábitos alimentares assumem um papel importante.
É durante a infância que as crianças devem aprender a escolher os seus alimentos. É necessário que saibam distinguir o necessário do dispensável e assim iniciar alguns hábitos de alimentação saudável.
Na nossa opinião, estes jogos servirão de incentivo às crianças, fazendo com que estas procurem e escolham uma alimentação saudável que é, não só recomendável, como indispensável para um bom desenvolvimento e para a saúde da criança.
É durante a infância que as crianças devem aprender a escolher os seus alimentos. É necessário que saibam distinguir o necessário do dispensável e assim iniciar alguns hábitos de alimentação saudável.
Na nossa opinião, estes jogos servirão de incentivo às crianças, fazendo com que estas procurem e escolham uma alimentação saudável que é, não só recomendável, como indispensável para um bom desenvolvimento e para a saúde da criança.
Na nossa actividade podem-se encontrar diversos jogos:
Actividade 1 - Completar frases sobre os hábitos alimentares
Actividade 2 - Ligar as imagens às frases relacionadas com os bons hábitos alimentares
Actividade 3 - Ligar as frases às imagens que correspondem à resposta correcta
Actividade 4 - Palavras Cruzadas sobre alimentos saudáveis e prejudiciais à saúde
Actividade 5 - Puzzle sobre a pirâmide alimentar
Actividade 6 - Sopa de letras sobre os legumes que se pode encontrar numa sopa
A bibliografia usada para as imagens que se encontram ao longo da actividade pode ser consultada aqui.
Caras aluna deixo-vos um comentário aos vossos jogos no jclic.
ResponderEliminarOs jogos têm como público-alvo crianças do 1º e 2º ano de escolaridade. Estas crianças quando entram num ambiente de jogo não estão disponíveis para ler textos nem frases muito longas. Por isso considero desadequado o ecrã de informação inicial, assim como as mensagens de inicio de cada uma das actividades.
Os fundos muito coloridos e com imagens repetidas, sobre os quais é colocado uma rectângulo de jogo relativamente pequeno, torna muito difícil a leitura dos textos e imagens nele colocadas.
No jogo de associação dos alimentos aos órgãos do nosso corpo não percebo porque se associa o leite aos ossos e não aos dentes, nem porque se associa os vegetais ao coração e as frutas aos dentes.
Na sopa de letras são pedidos seis legumes mas descobri palavras como feijão e azeite. Alguma coisa está incorrecta.
Nas palavras cruzadas não consigo escrever as palavras cenoura e batata, se acerto numa, erro na outra. Será erro meu? Ainda neste jogo há palavras que se cruzam e formam monossílabos sem sentido. Isto deve ser evitado.
Cumprimentos
Rosário