terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Actividade 2: Arthur - Aprende a crescer com o Arthur

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQNeOKUUfOXkxYbf27brNBhG9yetmb1op0zVNNCBZqrV3O-uyt7


No âmbito da U.C. de Língua Portuguesa e TIC foi-nos proposto que escolhêssemos uma emissão televisiva que fosse educativa a nível de língua Portuguesa e justificássemos a nossa escolha, planeando uma actividade sobre o tema que se pudesse realizar em sala de aula com as crianças.
Assim, a nossa escolha recaiu sob a série televisiva “Arthur”, a que podemos assistir na Dois (antiga Rtp2) todos os dias por volta das 07h00 da manhã. Este tipo de animação adequa-se a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Nesta faixa etária, as crianças procuram identificar-se e rever-se em personagens televisivas, pois vêem valorizadas as suas acções e os seus pensamentos. Trata-se de uma série infanto-juvenil que já conquistou três Emmys na categoria de programa animado para crianças. Esta série possui 11 temporadas, com cerca de 145 episódios no total. Antes de se tornar numa série televisiva, “Arthur” já fazia parte da vida das crianças em forma de personagem literária. Marc Brown, nascido a 25 de Novembro de 1946, foi o responsável pela autoria e ilustração de todas as aventuras de “Arthur”.

A série “Arthur” retrata as aventuras de um pequeno Orycteropus Afer de 8 anos de idade, chamado Artur. Na cidade de Artur, Ellwood, existem várias espécies de animais personificadas com rotinas idênticas às da sociedade actual.
Nesta série, podemos encontrar dois tipos de linguagem: falada e musical. Com o diálogo estabelecido entre as personagens, os pequenos espectadores desenvolvem a sua linguagem e têm contacto com um novo vocabulário. A variedade de temas tratados em cada episódio permite à criança alargar o seu vocabulário sobre cada temática.
A letra da música do genérico de “Arthur” transmite uma mensagem muito importante às crianças, pois apela à capacidade de serem verdadeiras, terem amor próprio e seguirem o seu coração. Permite também perceber os ideais da série, tais como a transmissão de valores e a importância da amizade.
Os episódios do pequeno Artur retratam um quotidiano diversificado e animado, cuja acção transmite vários valores e mensagens importantes. A importância da união da família, a amizade verdadeira e a multiculturalidade, são alguns dos valores tratados nesta série televisiva. No decorrer dos episódios de “Arthur”, podemos ainda encontrar conceitos sobre História, Ciências, Desporto, T.I.C., entre outros.
Com o decorrer das aventuras do pequeno Artur, constatamos alguma preocupação por parte do autor, Marc Brown, em mostrar às crianças a importância da existência de novas aprendizagens e descobertas, como por exemplo, o desporto, a pesca, a exploração e até o tricot. Além disso, existe o hábito de leitura na rotina das personagens do elenco, incentivando assim as crianças a que dediquem mais o seu tempo à leitura.
Em suma, consideramos esta série bastante rica no ponto de vista pedagógico, pois apresenta uma enorme diversidade de conceitos e valores que devem ser transmitidos à criança de modo a que esta construa e enriqueça a sua personalidade da melhor forma, que desenvolva o seu espírito critico e que aumente o seu conhecimento sobre o mundo.



Actividades
A)   Elaboração de um livro de turma, inspirado na existência da colecção de livros “Arthur”
a.     Visualizar alguns episódios televisivos da série “Arthur” em turma na sala de aula;
b.     Dividir a turma em grupos;
c.      Cada grupo deve elaborar uma história ilustrada, usando os elementos da turma como personagens;
d.     Juntar todas as aventuras dos diferentes grupos e formar um único livro.

Objectivos:
·      Desenvolver a escrita;
·      Associar as imagens ao texto;
·      Desenvolver o espírito de equipa, a entreajuda (respeito pela opinião do outro) e a cooperação.



B)   Construção de um Habitat Provisório
a.     Levar para a sala um coelho anão branco, como o melhor amigo de Artur, o Grandão;
b.     Decidir, em turma, o nome que se deve atribuir ao pequeno coelho;
c.      Fazer uma pesquisa em turma sobre a espécie e descobrir de que se alimenta e qual o melhor habitat que deve ser construído em sala;
d.     Construir o habitat em sala de aula;
e.     Encarregar a turma de cuidar do animal, alimentando-o e fazendo a manutenção do habitat durante todo o ano lectivo.

Objectivos:
·      Valorizar os cuidados a ter com os animais;
·      Atribuir uma responsabilidade à criança.


C)   Desenho baseado na Música do genérico
a.     Passar a música do genérico da série “Arthur” em sala de aula;
b.     Solicitar aos alunos que elaborem um desenho relacionado com que entenderam da letra.

Objectivos:
·      Desenvolver a capacidade de compreensão e interpretação;
·      Desenvolver as capacidades a nível de Expressão Plástica.

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBWg-LpdpQrxVNo5X79VqRMVZ1kLm8nmvxEJX015Gxgd20IE3q


Sem comentários:

Enviar um comentário