Na aula de LpTic leccionada pela docente Maria do Rosário Rodrigues, para além da actividade realizada na ferramenta JCLic, foi-nos sugerido a realização de uma história animada recorrendo à ferramenta do Windows, PhotoStory.
O PhotoStory é um programa que nos permite trabalhar com as imagens e com o som. Com este programa é-nos possível a realização de sequências de imagens criando filmagens personalizadas. Desta forma, podemos criar histórias acompanhadas de legendas, voz e/ou de uma música de fundo, extremamente úteis para dinamizar actividades com as crianças.
Fazer, gratuitamente, o Download do Programa aqui.
Para o efeito, escolhemos um conto de Alice Vieira, “Rato do Campo e Rato da Cidade”, disponível aqui. Adaptámos a história para o PhotoStory, ficando com dois minutos e vinte segundos de vídeo. Ao longo da história são utilizadas legendas e uma música de fundo, Pepperland de The Beatles. As imagens utilizadas foram retiradas da internet e manipuladas por nós, na ferramenta Paint.
A história destes ratinhos leva as crianças a pensar em valores muito importantes, como a valorização do que possuem (amigos, família, bens, casa, etc.) e a perceberem que não devem cobiçar os bens ou a vida dos outros, pois a deles tem sempre algo de bom e que sentiriam falta se desaparecesse. Além disso, desenvolve competências de leitura e incentiva as crianças, devido
às imagens e ao som, a ler mais.
às imagens e ao som, a ler mais.
Seguidamente apresentamos o nosso filme:
“Rato do Campo e Rato da Cidade” | ||
Actores | Papel | Espaço |
Rato do Campo | Personagem Principal Rato humilde, forte e lutador. Está descontente com a sua vida, preferindo a do seu primo Rato da Cidade. | Passa do Campo (Seara Verde) para a Cidade (Casa Grande). |
Rato da Cidade | Personagem Principal II Rato corajoso, destemido e apaixonado por queijo. Sente o mesmo que o seu primo. | Passa da Cidade (Casa Grande) para o Campo (Seara Verde). |
Gato Feliciano | Companheiro de casa do Rato da Cidade. Perseguidor e persistente. | Casa Grande, na Cidade. |
“Não ostente. Seja grato.” |
Para ter acesso à Webgrafia utilizada na recolha de imagens, clique aqui.
Para ter acesso às fases de trabalho para adaptação da história, clique aqui.
É importante referir que o video foi alterado consoante as sugestões das professoras da U.C.
É importante referir que o video foi alterado consoante as sugestões das professoras da U.C.
Sem comentários:
Enviar um comentário